15 dicas para uma alimentação mais saudável

 

 

Foto: Pixabay

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Oi, pessoal!

Quem ai quer mudar os hábitos e adotar uma alimentação mais saudável? A tarefa não é fácil, mas o sacrifício vale a pena.

Se você não sabe por onde começar o #projetopravidatoda, reunimos as orientações de alguns nutricionistas e listamos 15 dicas pra você! Ah, o legal é que todo mundo pode seguir as orientações.

Mas claro que o ideal, além de ter o acompanhamento de um especialista, é iniciar uma atividade física. Vamos juntos nessa batalha?!

Então seguem as dicas:

– Coma devagar, em local tranquilo, sem televisão por perto e mastigando bem;
– Procure estabelecer um intervalo regular entre as refeições (em torno de 2 a 3 horas);
– Evite alimentos condimentados (catchup, molho inglês, shoyu, pimenta, sal, mostarda, maionese);
– Evite doce e diminua a ingestão de açúcar. Aproveite o sabor natural dos alimentos;
– Prefira alimentos integrais (arroz, pão);
– Evite gorduras trans e saturada;
– Consuma grande quantidade de água durante o dia, sendo que, em horários de refeições, o líquido deve ser evitado. Você deve consumir, no mínimo, 2,2 litros por dia!
– Evitar excessos de: café, chá preto e mate;
– Não consuma sucos artificiais;
– Não deite após as refeições. Procure dar um intervalo de pelo menos uma hora;
– Retire toda a gordura aparente da carne;
– Prefira refeições mais saudáveis nos finais de semana;
– Nunca “pule” uma refeição. Ainda que você não sinta fome, procure consumir pelo menos parte dos alimentos indicados, em todas as refeições;
– Prefira os salgados assados aos fritos;
– Procure orientação de um profissional.

Renata Evangelista

Jornalista e blogueira

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