Aprenda a preparar o frango empanado no leite do meu pai

Empanado de frango ao leite e farinha de mandioca (Foto: Thaís Mota)

Empanado de frango ao leite e farinha de mandioca (Foto: Thaís Mota)

Bom, eu sei que não é uma receita dessas complexas e rebuscadas. Mas, nosso objetivo aqui não é esse mesmo né! Na verdade, a gente é mais adepta da praticidade e rapidez, muito bem-vindas no nosso dia-a-dia corrido e agitado.

Por isso, hoje vou ensinar uma receita exclusiva (eu acho, afinal nunca vi mais ninguém fazendo dessa forma) do meu paizinho. Trata-se de um frango empanado. Eu sei que você deve estar pensando assim: “Ah, mas isso todo mundo sabe fazer!” Mas a receita dele é diferente, super levinha e deliciosa. E o detalhe: o frango não é empanado no ovo como as receitas tradicionais, mas no leite. Isso o deixa bem sequinho e semelhante a um peixe.

Então, vamos ao passo a passo:

Ingredientes:
– 1 kg de filé de frango cortado em bifes;
– tempero a gosto (eu temperei com sal, noz moscada e louro moídos, pimenta do reino e orégano, mas pode ser com alho ou qualquer tempero de sua preferência);
– leite;
– farinha de mandioca (também dá certo com farinha de rosca);
– óleo para fritar

Modo de preparo:
Primeiramente, tempere os bifes à sua maneira. Em seguida, encha uma tigela ou prato fundo com leite e outra com a farinha de mandioca. Então, pegue os bifes um a um, molhe no leite e, em seguida, passe na farinha. Coloque-os alinhados em um recipiente de modo que NÃO fiquem uns sobre os outros. Após terminar esse processo, coloque o óleo para esquentar em uma panela (ocupando 1/3 ou metade da panela) e quando a gordura estiver quente, abaixe o fogo e coloque os filés para fritar. Quando eles começarem a corar, retire e coloque-os para escorrer.

DICA:
a receita também pode ser feita na air fryer (fritadeira sem óleo). A única diferença é que o frango ficará mais seco. Mas você também pode jogar um filete de óleo ou azeite sobre os bifes quando colocá-los na fritadeira. Eles ficam prontos em, no máximo, 20 minutos. A receita da foto foi preparada em uma air fryer.

Por Thaís Mota

Thaís Mota

Jornalista e blogueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *