Massa de pastel frito de vovó Nadir

 

IMG_0323

Sei que não é muito fit (ou melhor: não é naaaada fit), mas temos de convir que um pastelzinho frito tem seu lugar, não é mesmo? Por isso, hoje eu resolvi compartilhar com vocês a receita do pastel feito pela minha avó Anair Veronese, mais conhecida como vovó Nadir.

Ela conta que fazia esse pastel para que a carne, que antigamente era muito cara, pudesse ser dividida para todos os seus oito filhos e seu marido, vovô Mingo (Domingos Motta). E nas minhas últimas férias, em uma visita ao sítio onde ela mora com meu avô, eu aprendi a receita.

Então, vamos aos ingredientes:

– 1 copo americano de óleo
– 2 copos americanos de água
– 1 colher de sobremesa de sal
– 1 colher de cachaça ou álcool
– farinha de trigo até o ponto de abrir a massa

Modo de fazer:

Basta misturar tudo e amassar bastante. Quando a massa descolar das mãos, ou seja, estiver no ponto é só deixá-la descansar por 30 minutos e, em seguida, abri-la como um rolo. Depois você corta a massa como desejar (na foto, eu cortei redondo), rechear com o recheio de sua preferência (carne moída, frango, queijo e etc), fechar os pastéis e fritar em óleo quente.

Dica: antes de fechar os pastéis, passe um pouco de água nas bordas da massa para que elas grudem com mais facilidade e, após fechado, aperte-as com um garfo para evitar que a massa abra durante o processo de fritura.

Thaís Mota

Jornalista e blogueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *