Saiba como deixar a pele do cotovelo e joelho lisinha e mais clara

A espessura da pele do cotovelo e do joelho é uma coisa que incomoda, né? Ela é sempre mais ressecada, rugosa e, para o desespero de muitas mulheres, mais áspera e escura. O motivo, segundo a dermatologista Ana Cláudia de Brito Soares, membro da diretoria da Associação Médica de Minas Gerais, é a característica da anatomia humana. “São pontos de apoio e naturalmente a pele é mais resistente nessas áreas”, disse.
Mas não precisa se desesperar. Isso não significa que você terá que conviver e aceitar seus cotovelos e joelhos grossos e cascudos. Para melhorar a aparência da pele, a palavra de ordem é hidratação.

A especialista recomenda que seja feito uso de hidratante com altas concentrações de ureia ou lactato de amônio. Esses hidratantes são facilmente encontrados em farmácias de manipulação e até em drogarias, já que a venda desses ingredientes são livres. Eu mesma, por diversas vezes, já mandei manipular meu próprio creme.

Divulgação

Contudo, a especialista alertou que em alguns casos somente o dermatologista poderá indicar o tratamento ideal. “Se o escurecimento for pelo ressecamento intenso da pele, o uso do hidratante pode ajudar. Mas, tem que lembrar que o escurecimento pode estar relacionado a doenças. Nesses casos, o ideal é procurar um médico”, alertou.

Além da hidratação, que tem que ser diária, Ana Maria deu outra dica preciosa. Geralmente temos o costume de esfoliar a pele para deixá-la mais lisinha, mas no caso dos cotovelos e joelhos, se isso não for feito da maneira correta, o “tiro pode sair pela culatra”.

“A esfoliação vai estimular o espessamento da pele”, declarou a dermatologista. Isso significa dizer que quanto mais você esfoliar, mais grossa a pele ficará. Então, anote aí: se você for esfoliar essas partes do corpo, nunca, mas nunca mesmo esqueça de hidratar depois.

Renata Evangelista

Jornalista e blogueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *