Seis segredos de beleza da vovó…

Ficar bela requer cuidado e investimento. Por isso, nós, mulheres, temos um verdadeiro “arsenal” de cosméticos, que prometem milagres para a pele, cabelo e afins…

Sem desmerecer esses produtinhos que nos acompanham (que com certeza vieram para ficar), é possível ficar mais bonita com poucos recursos e com dicas simples.

Dúvida? Então olhe fotos antigas, da sua avó, por exemplo. Pelos retratos percebemos como as mulheres eram lindas usando truques criativos.

rolinho1_sxc

Crédito: Freeimages

 

Por isso, reviramos o baú de conselhos das vovós e selecionamos dicas para a beleza da pele e do cabelo, que ainda são úteis nos dias de hoje.

As dicas foram selecionadas pela dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE).

Vamos lá:

1 – Coloque vegetais sobre a pele:

Todo mundo sabe que colocar duas rodelas de pepino sobre os olhos ajuda a disfarçar as olheiras, né?! Mas além dessa receita, outros vegetais frescos também podem melhorar a aparência da pele.

“A batata crua, cortada, pode ser esfregada nos olhos para amenizar inchaços e olheiras. É só deixar a fatia por cinco minutos sobre a pele e depois trocar por uma nova peça. Outra dica do fundo do baú é guardar a água de cozimento do repolho. Ela pode funcionar bem, quando armazenada em uma garrafa na geladeira, como um tonificador da pele. A água de cozimento do espinafre, da couve e do brócolis podem ter o mesmo fim”, contou a médica.

2 – Durma em fronhas de seda ou cetim:  

Esta é uma daquelas dicas passadas de geração para geração! “O cetim e a seda são mais suaves e delicados do que uma fronha de algodão normal, assim, quando você se mexe, à noite, sua pele vai repuxar menos, especialmente se você amanhece com rugas de sono, que são diferentes dos outros tipos de rugas”, explicou a dermatologista.

3 – Use grampos: 

grampo

Crédito: Freeimagens

Esse era um recurso muito usado por nossas avós e nossas mães para alisar ou cachear os cabelos. “Além de modelar os cabelos, os grampos são uma ótima maneira de reduzir a quantidade de calor do secador que você precisa usar no cabelo”, lembrou Cristine Carvalho.

4 – Passe vaselina nas mãos: 

Quer ter mãos lisinhas, igual a bundinha de neném? Então anote essa dica. “A vaselina é um dos melhores hidratantes oclusivos, ou seja, formador de um filme protetor com função de barreira”, revelou a especialista.

Segundo ela, o ideal é passar o produto nas mãos  e nos pés antes de dormir. E para não sujar as fronhas de seda novas, coloque luvas de plástico após a aplicação. “O uso da vaselina também é a maneira mais barata e eficaz de amenizar os calos dos dedos dos pés”, defende a médica.

5 – Hidrate com óleos domésticos: 

“Nada vai dar mais brilho aos cabelos do que de óleo de amêndoas ou óleo de coco. E o óleo de bebê ainda é um dos melhores removedores de maquiagem. Você também pode tentar tratamentos tópicos com óleo de rícino, misturado a um outro óleo, ele tem grande poder hidratante”, ensina Cristine Carvalho. Mas atenção, a mistura deve ser evitada por pessoas com pele oleosa ou com tendência à acne.

6 – Não use produtos à base de álcool:

“Eles ressecam muito a pele”, sentencia a dermatologista.

Gostaram?

Renata Evangelista

Jornalista e blogueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *