Sucos pré-treino para turbinar a corrida

Foto: Oba Hortifruti/Divulgação

Foto: Oba Hortifruti/Divulgação

Uma atividade física cada vez mais comum entre os brasileiros é a prática de corrida. Mas, antes de correr, é importante realizar refeições leves e que garantam a energia necessária para a prática da atividade física. E é sobre isso que vamos falar.

Antes de mais nada, é sempre importante consultar um nutricionista para realizar um plano alimentar adequado às suas características e ao seu ritmo de corrida (ou outra atividade física). Mas, uma boa pedida para ingerir antes de correr são alguns sucos naturais.

Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral, além de  práticos e nutritivos, os sucos não pesam no organismo e ainda ajudam a melhorar o desempenho durante o treino. “De preferência, o suco deve conter carboidratos de baixo e moderado índice glicêmico, como maçã, pera, melão e laranja. Eles irão fornecer glicose ao organismo – fonte de energia – de maneira mais lenta e durante todo o exercício. O ideal é beber o suco de 30 a 40 minutos antes de sair para o treino”.

Ela recomenda três sucos que são ideias para tomar antes da corrida e alerta que, para manter todos os nutrientes e benefícios dos ingredientes, o ideal é beber o suco imediatamente após o preparo ou, no máximo, 30 minutos depois de pronto. Confira as receitas da nutricionista:

Suco verde pré-treino

Ingredientes

300 ml de suco de laranja
½ maçã
1 folha de couve

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Suco de pêra com castanha do Pará

Ingredientes

300 ml de água
1 pêra picada
2 castanhas do Pará

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Suco de melão com limão e hortelã

Ingredientes

200 ml de água
1 fatia de melão
Suco de ½ limão
2 folhas de hortelã

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

PS.: Eu também pratico corridas e, quando treino pela manhã, tomo um suco feito com meio pepino sem casca, uma maçã pequena e dez folhas de hortelã. A recomendação foi feita pela minha nutricionista com base em um quadro de gastrite leve que tenho. Por isso, a receita não leva limão, couve, castanhas ou laranja, por exemplo.

Thaís Mota

Jornalista e blogueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *